Quem Somos


MENSAGEM DA DIRECÇÃO

A Direção da APSERRA saúda e agradece a todas e a todos quantos, de alguma forma, contribuíram para a obra construída ao longo dos últimos 30 anos para a população senior da nossa região e em homenagem e respeito pelas longas vidas ativas que as pessoas tiveram.

O agradecimento pelos contributos vai, assim, dos fundadores e das instituições que representavam, pelo enorme trabalho voluntário que desenvolveram, aos membros dos sucessivos corpos gerentes, pelo valor que acrescentaram à associação, aos colaboradores, que ao longo dos anos participaram com o seu empenho no projeto, às pessoas da terra ou amigas da Serra, que doaram à obra, com a maior e a melhor das suas vontades ou possibilidades, em espécie ou em valores monetários, até a todas as entidades, públicas e privadas, que ao longo dos anos efectuaram donativos ou subsídios, em espécie ou financeiros, de que destacamos, o Ministério e Serviços da Segurança Social, a Câmara Municipal de Peniche e a Junta e Assembleia de Freguesia de Serra d’El-Rei.

A melhor forma de reconhecimento do esforço passado é a mensagem de confiança no futuro da instituição.

Uma parte substancial parte dessa mensagem de garantia de futuro passa pela mudança da denominação inicial de ‘Associação do Centro de Dia de Serra de El-Rei ́ ou, simplesmente, ‘Centro de Dia’ para APSERRA – Associação para Seniores de Serra d’El-Rei. Trata-se de fazer corresponder o nome à realidade das atuais respostas sociais que presta serviços a cerca de uma centena de clientes / utentes: Centro de Dia (CD), Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) e Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI). A APSERRA não está apenas a apoiar a população senior que necessita de apoio durante o dia, mas, também, de quem necessite desse apoio à noite. Seja no transporte do domicílio para a assistência na instituição, seja na assistência no domicílio, para quem tenha menos autonomia, seja na assistência ao longo das 24 horas do dia.

Outra parte essencial da mensagem de confiança no futuro passa pela concretização, em fase de arranque, do projeto de alargamento das respostas sociais em instalações próprias anexas para a Unidade de Cuidados Continuados Integrados, em colaboração e em conjunto com os Ministérios da Saúde e da Solidariedade e Segurança Social.

Seremos APSERRA com os olhos no futuro, certamente, por lapso de língua, continuaremos ainda a ser o ‘Centro de Dia’, mas garantidamente seremos a Associação para Seniores de Serra d’El-Rei, da nossa Vila e da nossa região.

Serra d’El-Rei,

dezembro de 2017

APSERRA – Associação para Seniores de Serra d’El-Rei A Direção


APRESENTAÇÃO

A APSERRA – ASSOCIAÇÃO PARA SENIORES DE SERRA D’EL-REI, Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), foi formalizada por escritura pública em 31 de outubro de 1988 como Associação do Centro de Dia de Serra d’El-Rei.

Nasceu da iniciativa de uma Comissão Instaladora de Serviços Públicos de Serra d’El-Rei, na sequência de um incêndio na Vila em zona urbana, travado pelo população local no avanço para as habitações, em fim da tarde de um domingo quente de verão e de muito trânsito de praia, que inviabilizou qualquer possibilidade dos Bombeiros Voluntários de Peniche ocorrerem em tempo útil.

Do rescaldo do fogo e dos acontecimentos, surgiu a necessidade de concretizar a 3a Secção / Secção Destacada de Serra d’El-Rei da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Peniche, que havia sido criada em 1971 para responder a esta área do Concelho e de avaliar a oportunidade de contribuir para responder a outras necessidades de serviços públicos.

A Comissão Instaladora constitui-se na base do ancestral sentido de comunidade da população, com a totalidade das entidades representativas e do associativismo da Vila de Serra d’El-Rei: Junta e Assembleia de Freguesia de Serra d’El-Rei, SERRANA – Associação Desportiva, Cultural e Recreativa de Serra d’El-Rei (agregadora da Banda da Sociedade Filarmónica de Serra d’El-Rei e do Futebol do Grupo Desportivo da Serra – GDS), Comissão Fabriqueira de Serra d’El-Rei, Cooperativa Agrícola de Serra d’El-Rei e Jardim de Infância de Serra d’El-Rei.

As iniciativas de angariação de fundos da Comissão Instaladora junto da população e amigos da Serra d’El-Rei (donativos de festas, cortejos de oferendas, filhós aos domingos, atividades das comunidades emigrantes nos Estados Unidos, Canadá e Alemanha e tantas outras formas inovadoras), o apoio público financeiro através da Segurança Social, da Câmara Municipal de Peniche e da Junta de Freguesia de Serra d’El-Rei e crédito bancário com aval pessoal de alguns membros, permitiram a construção do edifício na praça central da Vila, com inauguração do Centro de Dia (CD) no primeiro andar, em 19 de dezembro de 1993, como primeira Resposta Social e a cedência do rés-do-chão para Centro de Saúde da Vila, com início contratualizado com a Administração Regional de Saúde de Leiria em 1 de março de 1994, para agência bancária da Vila, com abertura em 13 de janeiro de 2013 e para a Secção Destacada dos Bombeiros Voluntários de Peniche, em 17 de dezembro de 1995.

A Resposta Social de Serviços de Apoio Domiciliário (SAD) constituiu o primeiro alargamento dos serviços prestados, em 1 de dezembro de 1997, com o mesmo tipo de apoio financeiro.

Posteriormente, construiu-se e arrancou em 1 de maio de 2015, o alargamento à Resposta Social de Estrutura Residencial para Pessoas Idosos (ERPI), com a reestruturação do crédito bancário da própria instituição e o apoio contratualizado a longo prazo da Câmara Municipal de Peniche.

A APSERRA – ASSOCIAÇÃO PARA SENIORES DE SERRA D’EL-REI tem protocolos assinados com a Segurança Social de Leiria e presta serviços aos clientes/utentes através das Respostas Sociais de Centro de Dia, de Serviços de Apoio Domiciliário e de Estrutura Residencial para Pessoas Idosos.


INFORMAÇÕES

APSERRA Estatutos.pdf

Relatório de Contas de 2017.pdf

Relatório de Contas de 2018

Relatório de Contas de 2019.pdf

Convocatória para Assembleia Geral da APSERRA - 26 de junho de 2021.pdf

Relatório de Contas de 2020

© Copright 2017 Associação Para Idosos de Serra d’El Rei
Developed by Impactwave